post

Como se comportar dentro de um evento ou conferência

Existem diversas normas que devem ser seguidas para que você possa se comportar adequadamente dentro de uma conferência. Claro, você não adentrar a conferência com um manual que diz tudo o que você deve fazer, mas é importante ter um pouco de bom senso quando o assunto for participar e interagir de um evento como esses.

Por exemplo, sempre que você quiser ler alguma noticia ou usar o seu celular de alguma forma, é uma boa ideia se afastar um pouco, ou diminuir a luminosidade de seu celular, já que isso pode atrapalhar quem está ao seu redor.

Outra coisa que é simplesmente inaceitável dentro de um evento é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou outras substâncias que possam prejudicar você socialmente. Ninguém gosta de lidar com outras pessoas alteradas, e isso é algo para se ter em mente. A menos que haja um contexto de confraternização, como um coquetel ou jantar, deixe o momento de descontração e recreeação para depois da conferência – e moderadamente!

Caso tenha algum tipo de dúvida, siga a etiqueta do evento: levante a mão, ou anote sua pergunta e espere o palestrante abrir um momento para que a plateia faça perguntas. Geralmente, um protocolo sobre como perguntar ou interagir é definido ao começo da conferência. Em hipótese alguma tente falar ou perguntar enquanto o palestrante ainda está falando, já que isso é algo extremamente rude.

Sempre leve em consideração as convenções sociais tácitas quando for estar presente em um evento como uma conferência. De preferência, tire o som de seu celular, e evite atendê-lo. Se for preciso atender, vá para algum local afastado das outras pessoas para evitar incômodos.

Divirta-se e aproveite

Além de serem informativas e importantes, conferências podem ser extremamente divertidas. Então, não perca a oportunidade de se divertir enquanto discute e conversa sobre um assunto relevante.